terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Tomar (Portugal) - Convento de Cristo: Primeiras Impressões


Tomar – Convento de Cristo (Ordem Militar de Cavalariça, Templários)
Por Lourdes Luz

O que é a Ordem: Templários foi fundada no início do século XII com o objetivo de proteger os cristãos que voltaram a fazer peregrinações a Jerusalém, os monges-guerreiros defendiam a fé com a espada. Seus membros eram corajosos e temidos e firmavam voto de pobreza e castidade. Usavam mantos brancos com a cruz vermelha.
Minha visita: Cheguei no final da tarde na cidade de Tomar num dia chuvoso de inverno e fui direto para o Convento. Deparei-me com uma fachada rica em rendilhados por um lado, e por outro, pontuada por símbolos um tanto estranhos e por onde não transito com conforto. Fui o último visitante a entrar naquele espaço sagrado. Confesso que me senti entrando no filme O Nome da Rosa.

Caminhei por entre claustros, ora com o peso da arquitetura românica, onde os monges lavavam seus hábitos, ora com o início de elegância renascentista – lugar de oração. Frio e silêncio.

Nas celas me deu um frio na barriga, tive a sensação que encontraria Bernardo Gui (o inquisidor) a qualquer momento. Celas são dormitórios absolutamente despojados, paredes de pedra, pequenas janelas, nenhum ornamento, o único luxo era o “aquecimento central” proveniente das caldeiras.

Pouca luz. Introspecção. Silêncio
Incrível experiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores : Gustave Caillebotte - The Floor Scrapers – 1875 – óleo sobre tela - Musée d'Ors...