segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

BANCO DE MATERIAIS DA CÂMARA DO PORTO - achados e perdidos da história


Visita e anotações feitas por Lourdes Luz

O Banco é uma visita bem interessante para aqueles que se interessam por arquitetura, patrimônio e antiguidades: do edifício ao acervo. Está instalado desde 2010 no Palacete Viscondes de Balsemão, o Banco possui um novo conceito de reserva visitável, mostram-se os mais variados exemplares decorativos e construtivos provenientes da arquitetura do Porto como azulejos, estuques, ferros.

 
Palacete Viscondes de Balsemão

O seu principal objetivo é preservar os materiais que caracterizam a cidade, recolhendo-os dos edifícios degradados, a demolir ou a alterar, com a finalidade de ser devolvido à cidade. Dos materiais incorporados, predominam os azulejos. É uma surpreendente e inusitada forma de catalogação.




O Banco de Materiais disponibiliza gratuitamente para aqueles que moram no Porto os elementos repetidos para a reabilitação de fachadas onde faltem alguns da mesma tipologia. Vale ressalvar que no momento em que se negocia a compra de um edifício tombado, o projeto arquitetônico vem junto - qualquer reforma ou restauração deve cumprir diretrizes.

Os materiais de maior raridade e significado cultural destinam-se ao fundo museológico, para fins didáticos e pedagógicos.


Palacete Viscondes de Balsemão
Praça Carlos Alberto, 71. 4050-157 Porto
Segunda a Sexta 10h00-12h00 e 14h30-17h30, Sábado 10h00-12h30 e 13h30-18h00. Encerra Domingos e feriados
+351 223 393 492

Metro: Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores : Gustave Caillebotte - The Floor Scrapers – 1875 – óleo sobre tela - Musée d'Ors...