segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Mulheres na Arte – um capítulo à parte

 Iniciaremos esse capítulo no século XIX, que possui nos 100 anos de sua composição, as primeiras grandes transformações no mundo ocidental.

No ambiente das artes, são poucas figuras femininas que obtiveram destaques, no período em que viveram. Escolhemos Berthe Morisot - pintora francesa e uma das principais figuras do movimento impressionista, e por quem temos muita admiração.

Berthe Morisot

Ela nasceu em Bourges, França, em uma família rica, e desde jovem mostrou interesse pela arte. Morisot recebeu treinamento formal em arte e começou a expor seu trabalho no Salão de Paris.

Foi uma das primeiras artistas, a retratar a “mulher burguesa”, a feminilidade, o prazer da juventude e a maternidade. Pintava cenas da vida moderna, incluindo paisagens, retratos e cenas domésticas e íntimas, espaço pouco acessível aos homens-pintores.  

Mulher fazendo o toilette

O Berço

Morisot estava associada a outros artistas impressionistas, incluindo Manet, Monet e Renoir. Renunciou, em um primeiro momento, ao matrimônio, porque mulheres casadas, de determinadas classes sociais, não poderiam dedicar se a ofícios remunerados, porém a artista, tornou-se esposa de Eugène Manet, irmão de Édouard Manet, o que fortaleceu ainda mais suas conexões no mundo da arte.

Ao longo de sua carreira, Berthe Morisot enfrentou alguns dos desafios e preconceitos que as artistas mulheres de sua época enfrentavam. No entanto, persistiu e fez contribuições significativas para o movimento impressionista, entendeu o significado das rupturas e através de pinceladas vigorosas, seu trabalho continua a ser celebrado por sua inovação e sensibilidade.


Eugéne Manet, marido de Morisot

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores

Arteeblog: Pinturas sobre trabalho ou trabalhadores : Gustave Caillebotte - The Floor Scrapers – 1875 – óleo sobre tela - Musée d'Ors...